Hulha
É um tipo de carvão mineral (que em sua formação perdeu uma grande quantidade de H2O, ficando mais rico em carbono), é o mais importante que existe, pois é o mais abundante na terra e que possui altíssimo teor de carbono (o que garante maior liberação de energia). É utilizada como combustível de usinas termoelétricas e nos altos fornos siderúrgicos.

Formação da Hulha:


O carvão mineral foi formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que se foi acumulando sobre o material transformaram-no numa massa negra homogênea – as jazidas de carvão-, um enriquecimento no teor de carbono.


Composição:
  • Carbono..................80,0 a 85,0 %

  • Hidrogênio.............4,5 a 5,5 %

  • Oxigênio.................12,0 a 20,0 %
Suas principais reservas encontram-se na Rússia e nos Estados Unidos.
A hulha passa por um processo chamado destilação seca (aquecimento), e dele ocorrem 3
frações de diferentes estados físicos.

*Sólido: carvão coque

*Líquido: águas aminoacais e alcatrão de hulha

*Gasoso: gás de iluminação


Alcatrão de Hulha
Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria, pois fornece matérias primas para inúmeros produtos químicos (mais de 200 compostos podem ser obtidos). De uma tonelada de hulha pode ser obtido de 30 a 50 kg de alcatrão, pelo processo de destilação fracionada e dele se obtêm-se vários óleos nos estágios: leve, médio e pesado. E o resíduo é o piche suja aplicação principal é a fabricação de eletrodo para alumínio/substância do asfalto.






Apresentação do Trabalho:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

20 Comments:

Xisto Betuminoso said...

Qual o país que possui mais hulha ?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

As maiores reservas encontram-se na Rússia e nos EUA.
Obrigado pela pergunta Xisto!

Carvão said...

O asfalto só é composto por hulha ?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Posso afimar que asfalto é o resíduo da destilação do alcatrão (que é resultado da destilação fracionada da hulha). Também conhecido como piche. Mas quanto a sua pergunta posso afirmar que o asfalto pode derivar-se SIM de outras matérias como por exemplo o petróleo.
Obrigado pela pergunta Carvão!

Alcadieno said...

A hulha é um carvão vegetal. Mas como esse carvão foi formado ?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

A Hulha NÃO é um tipo de carvão vegetal não! É MINERAL.
Formado a 250 milhões de anos atrás por troncos e raízes que se depositaram num fundo lodoso e que foram encobertas por água, sofrendo assim um forte pressão, que por sua vez fazia o material perder água [H2O] e ficando mais rica em Carbono.
Obrigado pela pergunta Alcadieno!

Gasolina said...

O que seria carvão coque?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Carvão coque é o carvão que passou pelo processo de destilação (separação de componentes)e é utilizado em siderurgia para a obtenção de ferro nos alto-fornos.
Obrigado pela pergunta Gasolina!

Combustíveis Fósseis e Meio Ambiente said...

A hulha e o alcatrão tem algum risco a saudade humana?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

A saúde humana não, o que pode ocorrer é o alcatrão de hulha (produtos) manchar a pele e trazer acne. Além de a queima de Carvão Mineral, Poluir o ar com CO2 e produzir muita fuligem preta e deixar muitas cinzas que vão poluir os rios.
Obrigado pela pergunta Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente!

Metano said...

Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria, pois fornece matérias primas para inúmeros produtos químicos. Quais seriam essas matérias primas ?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Correto. O alcatrão de hulha é a mais importante fonte natural de compostos aromáticos com objetivo de fornecer matérias-primas, que são hidrocarbonetos aromáticos como: benzeno, tolueno, naftaleno, antraceno, fenantreno, etc ...

Obrigado pela pergunta Metano!

Alcino e Cicloalcano said...

A queima da ulha trás poluição ao meio ambiente?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Sim, a queima de Carvão Mineral (lembrando que Hulha é um tipo de carvão mineral), pode sim poluir o ar com CO2 e produzir muita fuligem preta e deixar muitas cinzas que vão poluir os rios.
Obrigada pela pergunta Alcinos e Cicloalcanos!

Indústria Petrquímica said...

A hulha é submetida ao processo de destilação ? Se sim, como ocorre este processo ?

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Sim, a Hulha passa pelo processo de destilação e dele obtém-se diversas frações.
Tal processo consiste no aquecimento da hulha,onde ocorre uma ruptura da estrutura molecular original de um determinado composto pela ação do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio (reator pirolítico).

Obrigada pela pergunta Indústria petroquímica !

Grupo Petróleo said...

Como é feita a extração da Hulha? (petróleo)

Hulha e Alcatrão. Resp. said...

Pode ser lavra a céu aberto ou lavra subterrânea. A lavra a céu aberto é possível quando a camada de carvão está aflorando à superfície. A lavra consiste na remoção da camada estéril (superior), deixando a camada de carvão ao tempo, onde então, extrai-se o carvão mineral. A lavra subterrânea (mais profunda) é feita através de galerias. Esta extração pode ser manual, semi-mecanizada ou mecanizada

Curiosidade:Como conseqüência da lavra de carvão, tanto a céu aberto quanto subterrânea, grandes áreas foram degradadas e tiveram seus recursos naturais comprometidos.

Obrigada pela pergunta Petróleo !

Anônimo said...

gostei do texto é bem resumido mas explica tudo. me ajudou bastante no meu trabalho

Anônimo said...

Ham ? '-'

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger