Metano

Gás metano






O metano é uma gás incolor e inodoro, de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos(CH4).


Fontes de gás metano


O gás metano é encontrado principalmente nas:


* Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas;
* Decomposição de resíduos orgânicos;
* Fontes naturais(como por exemplo pântanos);
* Extração de combustíveis minerais;
* Processo de digestão de animais herbívoros;
* Bactérias
* Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.

O metano encontra-se como componente principal nas exalações naturais de regiões petrolíferas, existindo também contido em cavidades nos extratos de jazidas de carvão mineral.
Cerca de 60% das emissões de gás metano no mundo é produto da ação humana, vindo principalmente da agricultura e pecuária.


O metano na Terra
O metano na Terra é um gás primordial de altissima estabilidade termodinâmica, tipicamente encontrada na terra, em depósitos de hidrocarbonetos(petróleo), em hidratos de gás abaixo do fundo marinho ou sob as geleiras, nas emissões de vulcões de lama, neste ultimo caso, por vezes acompanhado de gás hélio, nitrogênio, betume e salmouras ricas em iodo e bromo.



Peido tem gás metano ?


Eis a questão...
Existe uma pequena parcela de gás metano no peido humano, mas não é capaz de pegar fogo.





























sábado, 31 de julho de 2010


ALCADIENO
São hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturados por duas ligações covalentes duplas (=) entre carbonos.
- onde n é o número de carbonos
ÓLEOS ESSENCIAIS
A composição química dos componentes dos óleos essenciais
é determinada basicamente por dois fatores: o método de ext
ração e a biossíntese das moléculas constituintes da planta.
Os Óleos Essenciais são altamente concentrados, e apesar de serem chamados de óleos, não apresentam nenhuma gordurosa.

A INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
A indústria petroquímica é uma subdivisão de indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, ab
tido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica.
A partir de processos sofisticados, as moléculas originais dos hidrocarbonetos, existentes no petróleo ou gás, são quebradas , recombinadas ou modificadas, dando origem a uma série de produtos, que, por sua vez, serão ''a base química'' de outras indústrias.

O processo da maquete :
Apresentação do grupo :











quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alcino e Cicloalcano

Alcinos


São hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação. Sua fórmula geral é CnH2n-2 . Um composto que se deriva do hidrocarboneto Alcino :




  • Etino

É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 °C e solidifica a -85 °C. É muito instável sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.


APLICAÇÕES

Devido a sua queima extremamente exotérmica, é usado em larga escala na solda autogênica, no corte de metais por maçarico, na fabricação de objetos de vidro e em diversos processos que requeiram altas temperaturas. No maçarico oxiacetilênico obtem-se temperaturas de 2500 a 3000°C. É usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos como, o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.




Cicloalcano

São hidrocarbonetos cíclicos que possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada. Na indústria do petróleo, eles são chamados de hidrocarbonetos naftênicos.
Sua fórmula geral é CnH2n.

APLICAÇÕES
É usado como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a fabricação de produtos industriais importantes, como o náilon.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Carvão

Existem dois tipos de carvão: o mineral e o vegetal. O vegetal é obtido a partir da carbonização da lenha. O mineral é formado a partir de material vegetal que se acumulou no fundo do pântano há milhões de anos. Esta vegetação se decompôs em turfa; à medida que o terreno se sedimentou, a turfa foi coberta por lama e areias, que se transformou no xisto e no arenito encontrados nos topos dos veios de carvão atuais. A turfa foi compactada por pressões geológicas, transformando-se gradualmente em veios de carvão. O carvão mineral é o mais utilizado tanto por ter maior disponibilidade das reservas quanto ter maior poder calorífico. A principal utilização do carvão mineral é a geração de energia elétrica por meio de usinas termelétricas. Em segundo vem a utilização nas indústrias para a geração de calor. Um desdobramento natural dessa atividade é a co-geração ou utilização do vapor aplicado no processo industrial também para a produção de energia elétrica. O carvão é a fonte mais utilizada para a geração de energia elétrica no mundo, respondendo por 41% da produção total. Nesse carvão o poder calorífico e a incidência de impurezas variam, dividindo o carvão em duas categorias com quatro tipos de carvão:

- Baixa qualidade:
· O lignito ou linhito são os mais jovens e possuem alto teor de água e baixo poder calorífico.
· O sub-betuminoso possui elevado teor de água( menor que o dos lignitos), mas baixa quantidade de enxofre.
- Alta qualidade:
· O betuminoso possui um elevado valor calorífico, mas possui um alto teor de enxofre.
· O antracito possui grande valor calorífico e não apresenta poeira ou fuligem, e queima durante mais tempo do que os outros tipos de carvão.
O processo de produção de energia elétrica a partir do carvão se da seguinte maneira: o carvão é extraído do solo, fragmentado e armazenado em silos para, posteriormente, ser transportado à usina, onde será armazenado. Em seguida, é transformado em pó, o que permitirá melhor aproveitamento térmico ao ser colocado para queima nas fornalhas de caldeiras. O calor liberado por esta queima é transformado em vapor ao ser transferido para a água que circulam nos tubos que envolvem a fornalha. A energia térmica(ou calor) contida no vapor é transformada em energia mecânica(ou cinética), que movimentará a turbina do gerador de energia elétrica. O processo de co-geração é similar, porém o vapor, além de gerar energia elétrica, é utilizado no processo industrial.
A extração do carvão pode ser a céu aberto ou pode ser subterrânea. O uso de uma ou outra depende da profundidade e do tipo de solo sob qual o minério se encontra. Se a camada que recobre o carvão é estreita ou não é apropriado à perfuração a opção e a mineração a céu aberto. Se o mineral estiver em camadas mais profundas ou se apresenta como veios de rocha, há a necessidade da construção de túneis.
O transporte é a atividade mais complexa e dispendiosa da cadeia produtiva do carvão. Além disso apenas os tipos de carvão com baixo teor calorífico são transferidos de um local para outro. Os demais são utilizados nas proximidades do local de mineração, pois e mais eficiente investir em linhas de transmissão de eletricidade do que no transporte.
O carvão é o combustível fóssil com maior disponibilidade no mundo. Ao contrario de outros combustíveis fósseis, ele não esta concentrado em poucas regiões.
O carvão é uma das formas de produção de energia mais agressivas ao meio ambiente. Ele é o responsável por entre 30% e 35% do total de emissões de CO2. Suas jazidas interferem na vida da população, nos recursos hídricos, na flora e fauna locais.
Atualmente, foram desenvolvidas rotas de tecnologias limpas que são a combustão pulverizada supercrítica, a combustão em leito fluidizado e a gaseificação integrada a ciclo combinado. Na combustão pulverizada supercrítica, o carvão é queimado como partículas pulverizadas, o que aumenta substancialmente a eficiência da combustão e conversão. O processo de combustão em leito fluidizado permite a redução de enxofre (até 90%) e de nitrogênio (70%-80%), pelo emprego de partículas calcárias e de temperaturas inferiores ao processo convencional de pulverização. Já a gaseificação integrada a ciclo combinado consiste na reação do carvão com vapor de alta temperatura e um oxidante (processo de gaseificação), o que dá origem a um gás combustível sintético de médio poder calorífico. Esse gás pode ser queimado em turbinas a gás e recuperado por meio de uma turbina a vapor (ciclo combinado), o que possibilita a remoção de cerca de 95% do enxofre e a captura de 90% do nitrogênio.




quinta-feira, 8 de julho de 2010

Indústrias petroquímicas

A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica.
A Indústria Petroquímica de bases parte da nafta, através de uma serie de processos químicos, produz um grande numero de compostos orgânicos de estrutura simples _ acenos, dienos, aromáticos e outros; que são, a seguir, utilizados pelas indústrias de transformação, na obtenção de produtos orgânicos de largo uso industrial como plásticos, borrachas, corantes e outros.
A partir de processos sofisticados, as moléculas originais dos hidrocarbonetos, existentes no petróleo ou gás são quebrados, recombinadas ou modificadas, dando origem a uma série de produtos, que, por sua vez, serão “a base química” de outras indústrias – calçadista, de tecidos, plásticos, pneus, tintas, alimentos,embalagensetc.

Uma fonte importante de compostos orgânicos é o carvão de pedra ou hulha.
A indústriapetroquímicaé, internacionalmente, uma atividade caracterizada por grandes empresas e grandes unidades produtivas.
A indústria química foi obrigada a se valer também do petróleo na produção dos compostos aromáticos mais simples.
Na pratica, a indústria petroquímica tornou-se mais desenvolvida que a carbonífera simplesmente porque o petróleo é fonte mais abundante de compostos químicos que o carvão mineral
Alguns produtos podem ser obtidos tanto através de processos petroquímicos quanto a partir de outras matérias-primas, que não e o gás natural e o petróleo, a exemplo do polietileno, cuja base é o carvão vegetal ou álcool. Além disso, muitas empresas que fabricam produtos químicos, também
Fabricam petroquímicos, o que dificultaa obtenção de dados separados de uma ou outra indústria
E de seus produtos finais.
São três os estágios, ou gerações, da atividade petroquímica




as indústrias de 1ª geração, petroquímica básica (Copesul, União eBraskem), são responsáveis pela produção dos insumos principais: eteno, propeno, butadieno etc.;
2) As indústrias de 2ª geração que transformam os produtos básicos, através de processos de purificação e adição de outros materiais em produtos petroquímicos finais, a exemplo do polipropileno, polivinicloreto, poliésteres etc.;
3) e as indústrias de 3ª geração, onde os produtos resultantes da indústria de 2ª geração são quimicamente ou fisicamente modificados, dando origem a produtos de consumo
A indústria petroquímica é, internacionalmente, uma atividade caracterizada
por grandes empresas e grandes unidades produtivas. Surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, como resultado de pesquisas que visavam à transformação de produtos naturais.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente


Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente
Um combustível fóssil é aquele originado de complexas transformações sofridas por organismos que viveram a milhões de anos.
Exemplo: petróleo, gás natural e carvão mineral.
Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia.
No meio ambiente encontramos as matérias primas, que num longo período de tempo se tornará um combustível fóssil.Dentre os combustíveis, o gás natural é o que causa mais danos à nossa saúde, um exemplo disso, é o efeito estufa, onde uma parte da energia proveniente do Sol fica "aprisionada" na Terra, fazendo com que a temperatura do Planeta seja superior àquela esperada se tais gases não estivessem presentes na atmosfera esse processo contribui para o aquecimento global.
_________________________________


Preservação dos combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis demoram dois milhões de anos para se formarem. Atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram á mais de 65 milhões de anos no tempo dos dinossauros. Uma vez esgotados não é possível fabricá-los e temos que esperar muito tempo para voltarem a existir. Assim, é melhor preservá-los e poupá-los antes que esgotem. Eles não se renovam nem se fabricam.
________________________________________


A energia capaz de manter a todos pode ser "verde" ou ecologicamente correta, cabe às empresas e autoridades fazer essa mudança.
Nosso grupo fez uma simulação de como se forma o petróleo, onde existe a camada de terra, pedras, animais e plantas decompostos, que com o passar do tempo formam uma espécie de líquido que fica armazenado muito profundamente das camadas da terra.

domingo, 4 de julho de 2010





Hulha
É um tipo de carvão mineral (que em sua formação perdeu uma grande quantidade de H2O, ficando mais rico em carbono), é o mais importante que existe, pois é o mais abundante na terra e que possui altíssimo teor de carbono (o que garante maior liberação de energia). É utilizada como combustível de usinas termoelétricas e nos altos fornos siderúrgicos.

Formação da Hulha:


O carvão mineral foi formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que se foi acumulando sobre o material transformaram-no numa massa negra homogênea – as jazidas de carvão-, um enriquecimento no teor de carbono.


Composição:
  • Carbono..................80,0 a 85,0 %

  • Hidrogênio.............4,5 a 5,5 %

  • Oxigênio.................12,0 a 20,0 %
Suas principais reservas encontram-se na Rússia e nos Estados Unidos.
A hulha passa por um processo chamado destilação seca (aquecimento), e dele ocorrem 3
frações de diferentes estados físicos.

*Sólido: carvão coque

*Líquido: águas aminoacais e alcatrão de hulha

*Gasoso: gás de iluminação


Alcatrão de Hulha
Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria, pois fornece matérias primas para inúmeros produtos químicos (mais de 200 compostos podem ser obtidos). De uma tonelada de hulha pode ser obtido de 30 a 50 kg de alcatrão, pelo processo de destilação fracionada e dele se obtêm-se vários óleos nos estágios: leve, médio e pesado. E o resíduo é o piche suja aplicação principal é a fabricação de eletrodo para alumínio/substância do asfalto.






Apresentação do Trabalho:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger