GASOLINA




*** O QUE É GASOLINA? ***

É conhecida como um hidrocarboneto alifático. Em outras palavras, ela é feita de moléculas compostas por nada mais que hidrogênio e carbonos dispostos em cadeias. As moléculas de gasolina têm de 7 a 11 carbonos em cada cadeia.
***TIPOS DE GASOLINA***

São definidos e especificados, atualmente, pelo DNC – Departamento Nacional de Combustíveis quatro tipos de gasolina para uso em automóveis, embarcações aquáticas, motos e etc.: Tipo A, Tipo A premium, Tipo C e tipo C premium.
· Gasolina tipo A - produzida pelas refinarias, isenta de álcool.
· Gasolina tipo A-Premium - produzida pelas refinarias com formulação especial que fornece ao produto maior resistência à detonação. Também isenta de álcool.
· Gasolina tipo Ccombustível disponível no mercado. É preparado pelas companhias distribuidoras com a adição de álcool etílico anidro à gasolina do tipo A comum.
· Gasolina tipo C-Premiumcombustível disponível no mercado. É preparado pelas companhias distribuidoras com a adição de álcool etílico anidro à gasolina do tipo A-Premium. Este combustível foi desenvolvido com o objetivo de atender a veículos nacionais e importados com altas taxas de compressão e alto desempenho.

-GASOLINA ADITIVADA: As companhias distribuidoras adicionam a uma parte da gasolina do tipo A, comum ou Premium, além do álcool etílico, produtos (aditivos) que conferem à gasolina características especiais.

-GASOLINA ADITIVADA: O aditivo multifuncional adicionado na gasolina possui, entre outras, características detergentes e dispersantes e tem a finalidade de melhorar o desempenho do produto.

-GASOLINA PADRÃO: É uma gasolina especialmente produzida para uso na indústria automobilística nos ensaios de avaliação do consumo e das emissões de poluentes como gases de escapamento e hidrocarbonetos (emissões evaporativas), dos veículos por ela produzidos.

-GASOLINA ADULTERADA: Gasolina adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como dioxido de enxofre e solventes.


*** NÚMERO DE OCTANO (OCTANAGEM) ***
A qualidade da gasolina é constantemente avaliada levando-se em conta a sua octanagem ou o seu índice antidetonante (IAD). A octanagem de uma gasolina indica sua resistência a detonação, em comparação com uma mistura contendo iso-octano (ao qual é creditado um numero de octano igual a 100) presente em uma mistura com n-heptano (numero de octano igual a zero). Exemplificando, uma gasolina terá uma octanagem igual a 80 se, durante o teste, apresentar a mesma resistência à detonação apresentada por uma mistura que contém 80% em volume de iso-octano e 20% em volume de n-heptano.


º_º VOCÊ SABIA?

@Em relação ao Brasil, a gasolina esta 60% mais barata nas refinarias americanas.

@A gasolina pode ser uma mistura de mais de 350 compostos químicos diferentes.

@O uso de aditivos a base de chumbo foi extinto desde 1992, pois o produto, além de tóxico, envenena os conversores catalíticos das tubulações de descarga dos veículos, usados para redução da emissão de gases poluentes.

@A capacidade média de estocagem de um tanque de gasolina da REFAP equivale a 12 milhões de litros, ou seja, 240 mil tanques de veículos.

@a gasolina aditivada BR-SUPRA apresenta cor verde.

@Saúde e Segurança
· Segurança: Risco de incêndio.
· Saúde: É irritante para a pele, olhos e membranas mucosas das vias respiratórias superiores. A inalação dos vapores é prejudicial à saúde.
· Primeiros-socorros: Remover a vítima para local arejado. Lavar os olhos e outras partes atingidas com bastante água. Retirar a roupa e sapatos impregnados com o produto.
· Precauções: Ventilação dos locais de trabalho e uso de equipamentos de segurança.


@Meio Ambiente
· Ar: Provoca cheiro característico e desagradável.
· Água: Altamente prejudicial para a vida aquática. Em contato com a água, prejudica a sua potabilidade, impossibilitando o uso.
· Solo: Pode afetar o solo e, por percolação, degradar a qualidade das águas subterrâneas.






















terça-feira, 3 de agosto de 2010

26 Comments:

marcelo (cicloalcano) said...

Qual o maior mal que a gasolina pode provocar?

Gasolina said...

para: Marcelo(cicloalcano)

A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, animais marinhos e terrestres etc. Poluindo rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo.

Administração - ETEOT said...

Garotas parabéns pelo trabalho.

Gostaria de saber em termos práticos como a gasolina comum se diferencia da aditivada?

Beijos
Grupo do Metano

Gasolina said...

para: Metano
As gasolinas aditivadas recebem a adição de um corante para diferenciá-la da gasolina comum. Cada companhia distribuidora adiciona o corante da cor que desejar. As únicas cores que não podem ser utilizadas são o azul, utilizado na gasolina de aviação, e o rosado, utilizado na mistura MEG (metanol/etanol/gasolina - usada quando existe falta de álcool hidratado nos postos). No caso da Petrobras o corante utilizado na gasolina aditivada (Gasolina BR Supra) é o verde.

Anônimo said...

(industria petroquimica)O Gás Natural Veicular é um combustível mais limpo que a gasolina?

Gasolina said...

Resposta para a Industria Petroquímica: Sim. O gás natural é uma das alternativas mais viáveis para a solução dos problemas ambientais associados a veículos automotores. A queima do gás natural é muito mais completa que a da gasolina ou diesel. Por isso, os veículos que utilizam o GNV emitem menos poluentes como óxidos nitrosos, dióxido de carbono (CO2) e principalmente monóxido de carbono (CO). O GNV ajuda a baixar os níveis de poluição e conseqüentemente colabora para a melhoria da qualidade de vida das populações dos grandes centros urbanos. No entanto, uma instalação de qualidade e manutenção periódica são fundamentais para garantir a limpeza das emissões.

Xisto Betuminoso said...

* se você pegasse um aquecedor de ambiente de 1.500 watts e o deixasse ligado a pleno vapor por 6 horas e 20 minutos, esta seria mais ou menos a quantidade de calor existente em 1 litro de gasolina;
* se fosse possível para os seres humanos digerir gasolina, 1 litro conteria cerca de 7,75 mil calorias. A energia de 1 litro de gasolina é equivalente à energia de cerca de 30 hambúrgueres do McDonalds!

Petróleo said...

Se a gasolina fa tao mal ao ambiente e à nos proprios pq ela ainda é autorizada nao so aki no brasil mas em todo o mundo?

Gasolina said...

Resposta da pergunta do Petróleo: Por que ela é mais barata e mais acessível às pessoas. Mas existem projetos para a menor emissão de gasolina. E já existe um outro tipo de combustível que emite menos gases que fazem mal ao ambiente.

Fernanda Dias 15 said...

a gasolina além de ser usada como combustivel de automóveis ela pode ser usada pra outra coisa ?

Gasolina said...

Resposta para Fernanda Dias.

A gasolina é usada em: automóveis, embarcações aquáticas, motos e etc...

Indústrias Petroquimicas said...

Além da gasolina ser poluente ainda tem um preço no mercado alto, o que voces acham sobre isso?

Gasolina said...

Resposta Indústrias Petroquimica: Nós achamos que ela não deveria ter um preço tão alto assim, que ele(o preço) deveria ser reduzido. E que a gasolina poderia ser substituída pelo combustível menos poluente e mais barato.

Alcadieno said...

pode fazer mal diretamente a saúde humana se mal utilizada?

Gasolina said...

Resposta Alcadieno:
Sim pois em contato com a pele e com os olhos pode causar irritações, o seu cheiro pode causar problemas respiratórios.

Hulha e Alcatrão said...

voces acham viavel substituir a gasolina por algum combustivel menos prejudicial a saude e ao meio ambiente? Se sim que tipos de combustivel?

Gasolina said...

Resposta Hulha e Alcatrão:
Sim. Etanol, Biodisel, Gás Natural, etc.

Aline Gouvêa nº 02 said...

Eu não sabia que existiam tantos tipos de gasolina!
Achei importante saber dessas coisas, porque muitos motoristas são enganados por não saberem isso.
=D

Xisto Betuminoso said...

o que seria exatamente o índice antidetonante?

Gasolina said...

Resposta do Xisto Betuminoso:
O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

Como funciona a gasolina dentro de um automóvel ?

Gasolina said...

Resposta para Combustíveis Fósseis e o Meio ambiente:
O propósito do motor de um carro a gasolina (ou álcool, ou gás) é transformar em movimento o combustível - isso vai fazer o carro andar. O modo mais fácil de criar movimento a partir da gasolina é queimá-la dentro de um motor. Portanto, o motor de carro é um motor de combustão interna - combustão que ocorre internamente.

Anônimo said...

O frentista pode ter algum tipo de alergia a gasolina tipo lesão na pele ou algo parecido.

Unknown said...

Eu sou reginaldo hj comprei uma agua minneral no garrafao de 18 litros o espantoso e que esta contaminado cm gasolina
Pergunto lhe faz mal a saúde

Unknown said...

Água contaminada com gasolina faz mal a saúde

Unknown said...

Água contaminada com gasolina faz mal a saúde

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger