Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente


Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente
Um combustível fóssil é aquele originado de complexas transformações sofridas por organismos que viveram a milhões de anos.
Exemplo: petróleo, gás natural e carvão mineral.
Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia.
No meio ambiente encontramos as matérias primas, que num longo período de tempo se tornará um combustível fóssil.Dentre os combustíveis, o gás natural é o que causa mais danos à nossa saúde, um exemplo disso, é o efeito estufa, onde uma parte da energia proveniente do Sol fica "aprisionada" na Terra, fazendo com que a temperatura do Planeta seja superior àquela esperada se tais gases não estivessem presentes na atmosfera esse processo contribui para o aquecimento global.
_________________________________


Preservação dos combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis demoram dois milhões de anos para se formarem. Atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram á mais de 65 milhões de anos no tempo dos dinossauros. Uma vez esgotados não é possível fabricá-los e temos que esperar muito tempo para voltarem a existir. Assim, é melhor preservá-los e poupá-los antes que esgotem. Eles não se renovam nem se fabricam.
________________________________________


A energia capaz de manter a todos pode ser "verde" ou ecologicamente correta, cabe às empresas e autoridades fazer essa mudança.
Nosso grupo fez uma simulação de como se forma o petróleo, onde existe a camada de terra, pedras, animais e plantas decompostos, que com o passar do tempo formam uma espécie de líquido que fica armazenado muito profundamente das camadas da terra.

domingo, 4 de julho de 2010

16 Comments:

Anônimo said...

achei uma curiosidade, vocês citaram os combustivéis fóseis não renováveis (petróleo, gás natural e carvão mineral)...então pesquisei e achei a cana de açúcar e o milho como exemplos de combustíveis fgósseis renováveis!

Anônimo said...

/\
xisto betuminoso (1º comentário)
\/

Fernanda Dias 15 said...

em relaçao a produtos quimicos,o que podemos fazer para que possamos preservar o meio ambiente ?

hulha e alcatrao said...

Quais seriam as energias ecologicamente corretas?

Alcadieno said...

Qual a origem do Combustível Fóssil ?

Anônimo said...

Combustível fóssil ou mais corretamente combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão(Gasolina)

Xisto Betuminoso said...

voces citaram que atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram a mais de 65 milhoes de anos no tempo dos dinossauros.É pssivel que haja combustiveis fosseis mais antigos que os dos dinossauros?

Wallace( alcino e cicloancano) said...

O uso dos combustiveis fosseis trouxe algum impacto na evolução dos homens?

Anônimo said...

( Industria petroquimica ) Qual a principal difenfença entre combustivel fossil e biocombustivel?

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

- Em relaçao a produtos quimicos,o que podemos fazer para que possamos preservar o meio ambiente ?
R: Seria muito difícil tentar erradicar o prejuízo que os produtos químicos dão para a natureza, pois estes são usados na nossa alimentação (agricultura), saúde (produtos farmacêuticos) e nosso bem estar (eletrodomésticos, combustíveis, etc..). O que podemos fazer para evitar a agressão à natureza por parte dos produtos químicos é orientar quem trabalha com esse tipo de material para que o lugar tenha uma estrutura que suporte esse tipo de produto para que não haja vazamento e que os funcionários deste lugar sejam também orientados para que não haja problemas futuros

; Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

- Quais seriam as energias ecologicamente corretas?
R: São elas a Energia solar (provém do sol), eólica (provém do vento), geotérmica (provém do calor do interior da Terra), aerotérmica (forma de aproveitamento dos elementos naturais) e termodinâmica.

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

- Qual a origem do Combustível Fóssil ?
R:Existem duas teorias quanto a origem do Combustível Fóssil;
A teoria biogênica do petróleo sugere que as substâncias oleaginosas extraídas da crosta terrestre como o petróleo teriam origem comum ao carvão mineral, já que o mesmo também é encontrado soterrado, tendo sido gerados em função do efeito de fossilização de animais e plantas, provocado pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de material orgânico que por algum motivo não entrou na cadeia alimentar antes ou quando foi enterrado.
A teoria abiogênica (origem inorgânica do petróleo), por outro lado, defende que os hidrocarbonetos foram formados juntos com a Terra, no processo de acreção planetária

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

- Voces citaram que atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram a mais de 65 milhoes de anos no tempo dos dinossauros.É pssivel que haja combustiveis fosseis mais antigos que os dos dinossauros?
R: Sim, pois os combustíveis fosseis, como o próprio nome diz, provém de fóssil, ou seja, vestígios de atividades biológicas, tudo que havia de orgânico na época dos dinossauros e até mesmo antes da época dos Dinossauros que foi degradado se tornou os combustíveis fosseis nos quais usamos hoje em dia podendo ser representado em rochas, sedimentos, gelo, piche, âmbar, solos ou cavernas. Funciona assim; À medida que as árvores e as plantas morriam, mergulhavam no fundo dos pântanos e oceanos. Formaram camadas de um material esponjoso chamado turfa. Ao longo de muitas centenas de anos, a turfa foi coberta por areia, barro e outros minerais, que a tornaram num tipo de rocha dita sedimentária.

Mais e mais rocha empilhada sobre mais rocha, pesando mais e mais. Começou a comprimir a turfa. A turfa foi sendo comprimida até a água sair dela e, eventualmente, ao fim de milhões de anos, tornou-se em carvão, petróleo e gás natural, as três principais formas de energias não renováveis

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente said...

- O uso dos combustiveis fosseis trouxe algum impacto na evolução dos homens?
R: A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega.
O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.

Atenção:
A camada de ozônio não é afetada pela queima dos combustíveis fósseis e sim pelos usos dos CFCs(cloro,fluor,carbonos).

Anônimo said...

O que pode ser feito para preservar esses combustíveis fosseis ? (Gasolina)

Anônimo said...

Respondendo a pergunta acima!
(Gasolina)
preservá-los é um pouco complicado, porque são formados por um processo demorado, acredito que a melhor maneira de preserva-lo é a utilização correta!

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger